23 de agosto de 2016

Resenha: Um amor - Willian Soares dos Santos, Ibis Libris

Informações do livro:
Título: Um amor
Autor: William Soares dos Santos
Editora: Ibis Libris
Páginas: 180



Sinopse: “(...) todo e qualquer gênero literário requer acuidade e imaginação criativa. Esses recursos estão presentes no livro de William Soares.” Claudio Aguiar, escritor membro do Pen Clube do Brasil Relacionamentos amorosos – vários, em diferentes formatos e encaixes – são o tema central do livro de contos Um amor, de William Soares dos Santos, autor também do volume de poesias rarefeito (Ibis Libris, 2015). O Rio de Janeiro, mais que cenário, é protagonista dessas histórias, proporcionando sensações e reflexões à luz da sensibilidade do autor. Muitas referências pontuam a obra: músicas, filmes, personagens e, principalmente, fotografias em preto e branco tiradas pelo próprio escritor. Estas vão entremeando os contos e tornam este livro ainda mais belo, pois contam uma história à parte, em sua própria linguagem. Uma moça de religião evangélica que se encanta e se assusta com a liberdade sexual da colega de faculdade; dois amigos que interagem sob as forças do amor e da amizade, tendo que optar por uma delas; um homem às voltas com a paixão e as lembranças de suas mulheres, preso a uma delas por circunstâncias muito duras do destino. Essas e outras histórias nos introduzem no imaginário de William Soares, levando-nos a refletir sobre as variadas formas que Um amor pode tomar, nos corações e mentes humanos. 




Resenha: "Um amor", de Willian Soares dos Santos, apresenta um livro de contos, onde a base central gira em torno dos sentimentos, especialmente sobre o amor, como é possível prever por conta do título. Confesso que não leio muitos títulos do gênero, mas esse é uma leitura rápida, além de que vale a pena conferir a escrita envolvente do autor..

O livro conta com doze contos e todos são muito bem desenvolvidos, sem contar que a ambientação é outro destaque a parte, já que o enfoque é na cidade do Rio de Janeiro. Claro que as paisagens auxiliam bastante no processo de compreensão, bem como pelas diversas emoções que os textos podem repassar.


Enfim, por se tratar de um livro de contos, não há muito o que se falar, mesmo porque não pretendo falar sobre cada um deles. Acredito que nesse caso o leitor precisa conhecê-los por conta própria, para admirar o trabalho do autor e também para conseguir compreender todas as mensagens que são repassadas nas entrelinhas.

Ainda assim, gostaria de destacar pelo menos os títulos de alguns contos que mais chamaram a minha atenção, dentre todos os outros: "o amor da mãe pelo filho", "um amor", "memória" e "a reboladeira da lapa".  Nas últimas páginas também é possível conferir um pouco sobre o trabalho do autor.

Pude compreender também que não há certezas nesses contos, e acredito que seja algo bem intencional. Isso porque as reticências (...) se fazem presente desde a primeira linha até a última. Nos faz pensar sobre outros caminhos, escolhas e afins, e como se não houvesse de fato um desfecho a ser revelado. E é assim que tudo acaba se tornando mais realista também, afinal de contas, a nossa própria realidade é uma incógnita e sempre deixa esse ar de dúvidas.

Classificação SEL: 3/5


18 comentários:

  1. Oii Fê!
    Eu tbm não leio muito livros desse gênero, na verdade acho que só li um uma vez na escola...
    Mas gosto de falar de "amor" e esse pelo jeito aborda bastante o tema :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto muito livros de contos, mas um dia eu poderia dar uma chance sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fê.

    Eu não conhecia esse livro, mas achei uma leitura válida apesar de eu não gostar muito do gênero. Fico feliz que a leitura tenha sido rápida e que foi bem desenvolvido. Raramente eu leio livros desse gênero e fiquei curiosa com a leitura. Talvez eu leia mais p frente. Obrigada pela dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fec,
    Livros de contos são um tiro no escuro, pois podem ter inicio, meio e fim ou deixar tudo em aberto e aquele gostinho de frustração com quero mais no leitor. rsrsrs
    Não costumo ler esse tipo também, mas esse me agradou por ter um tema central que é o amor. Pelo que vi esse é um daquele que deixa algo em aberto no ar, mas só lendo mesmo para saber se agrada. Gostei também da ambientação ser em uma cidade brasileira. As vezes os contos deixam isso em branco.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê,
    não leio livros de contos, porque normalmente eles me deixam solta demais e eu acabo abandonando, mas tenho percebido uma nova crescente de pessoas resenhando este estilo.
    O diferencial maior, pelo que posso ver, no entanto é o cenário. Brasil, é sempre mais gostoso de se ler.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe, leio muitos livros de contos e crônicas, na verdade adoroooo!
    Dica anotada!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de livros de contos ou crônicas, ainda não conhecia esse e já gostei da capa. Pelos seus comentários sobre a obra acredito que os contos sejam bem gostosos de ler, o título do "O amor da mãe pelo filho" me deixou muito curiosa, depois que tive meu filho tudo sobre assuntos de mãe e filho me deixam interessada

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê,
    Gostei do livro por ser dividido em contos, gosto de leituras calmas. Achei interessante o cenário ser brasileiro, trás aquela sensação de proximidade sabe?
    Não costumo ler livros assim, acho que é uma boa hora para começar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai Fe, fiquei esperando você falar sobre cada um deles e ao mesmo tempo, curiosa para descobrir estas incertezas que você mencionou. Acho que será uma leitura mega proveitosa para mim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Fê,
    Tenho tentado ler mais livros de conto, mas está difícil. Curti muito a premissa desse livro e achei muito legal os contos não possuírem uma definição sendo cheios de reticências. Achei os títulos dos contos que você gostou interessante e fiquei curiosa em relação a ambientação, que parece estar perfeita.
    Anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá amore...
    Não curti muito a capa do livro não... mais pela sua resenha parece se tratar de um livro bom.
    Adoro contos, ainda mais quando falam sobre sentimentos... ainda mais sobre o amor, um sentimento tão nobre.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu realmente não conheço o livro, mas também na lerei... A verdade e que não gosto la muito de livros de contos...!

    Que pena que não gostaste assim tanto! E compreendo que não se possa falar muito em livros assim...!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Então, não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com os contos, você falou a obra com um certo ar de mistério o que me deixou intrigada. Livros de contos só tem um problema, ao meu vê, geralmente nos deixa com aquele gostinho de quero mais kkkk

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro contos tenho muitos livros desse tipo aqui em casa ideal para quem como eu gosta de leituras rápidas mesmo quando a gente anseia por uma continuação é sempre legal ter esse tipo de leitura para passar o tempo.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  15. Olá Fê =) Também não leio muito esse gênero, mas ultimamente estou saindo da minha zona de conforto literário e lendo outros gêneros e como você disse que vale apena, eu posso acabar lendo. Não curti a capa dele, mas não podemos jugar pela capa. E em sua resenha você deixo bem misterioso sobre os contos. Haha' Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu amo contos, e todos o que li sobre o amor não eram tão profundos como esse. Gostei bastante do livro e fiquei bem curiosa sobre as histórias, principalmente estas que você citou, que foram as que mais te agradou.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. É dificil resenhar livros de contos não é mesmo ? é um gênero que não me atrai, posso ler um ou outro conto por ai, mas para eu achar um livro só de contos que me atraia é dificil e esse não me chamou atenção infelizmente :( parece ser muito sobre sentimentos, e estou fugindo disso aggora, nada de romance para mim kkk

    ResponderExcluir
  18. Um ótimo cenário para desenvolver histórias de amor, sem dúvida! Não conhecia o livro e ultimamente estou separando alguns títulos de contos para poder ler. Vou procurar mais informações sobre este.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo