23 de novembro de 2016

Resenha: Dartana - André Vianco, Fábrica 231

Informações do livro:
Título: Dartana
Autor: André Vianco
Editora: Rocco
Selo: Fábrica 231
Páginas: 784



Sinopse: Novo livro do escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da literatura de fantasia nacional, Dartana apresenta um mundo retalhado entre vida e morte, fé e descrença, mitologias e mentiras. No romance, o primeiro de uma trilogia, Dartana é um planeta castigado por uma maldição da qual somente as feiticeiras escapam. Quando um novo deus da guerra surge, muitos habitantes daquele mundo sombrio marcham com ele rumo ao Combatheon, uma plataforma de guerra que representa sua única chance de se libertar da terrível maldição. Esbanjando criatividade e domínio narrativo, André Vianco constrói uma obra surpreendente em que deuses guerreiros, feiticeiras, soldados e construtores se unem para forjar um novo mundo.  Ponto forte: fantasia nacional contemporânea escrita por um dos maiores representantes do gênero. Prateleira: fãs de Raphael Draccon e Eduardo Spohr.


Resenha: "Dartana", de André Vianco, é o primeiro volume de uma trilogia, lançado pelo selo da Editora Rocco, Fábrica 231. Sendo um livro de fantasia e aventura, garante elementos maravilhosos, pelo menos para mim que curto o gênero e ainda aspectos referentes a mitologias, maldições, deuses e afins. É um conjunto tão rico em detalhes que, no final das contas, é até um pouco complicado falar a respeito.

Dartana está a beira do caos e da desilusão por conta de uma maldição. Esse mundo não trás muitas garantias, talvez nem haja mesmo esperanças sobre mudanças. Mas, os seres que habitam esse local até depositam certa fé no aparecimento dos deuses (no caso, em um deus da guerra) ou de alguma revolução que possa causar alguma reestruturação.

É difícil imaginar como as resoluções são feitas, especialmene pela inserção das feiticeiras, guerreiros, dos deuses e das batalhas e seus perigos e demais implicações. O autor construi laços bem intrigantes e determinados também, levando em consideração que há personagens sem muitas distinções, enquanto outros se parecem tanto. O que quero dizer mesmo é que, o que não falta é ação e muitos momentos conflitantes. 



Ao meu ver, existe um lado meio acanhado e extremamente profundo (e igualmente misterioso) nessa superfície sombria. Talvez porque tudo é bem inovador, então o leitor pode demorar um pouco a se acostumar com tudo que lhe é apresentado. Independente disso, a compreensão vai se formando aos poucos, então o envolvimento é mais do que esperado.

Sou bem suspeita para falar, mas a leitura desse livro é muito válida e com características realmente fantásticas. Não é apenas pelo fato de curtir o estilo explorado, mas porque já conhecia a escrita do autor e mais uma vez ele conseguiu surpreender bastante, especialmente pela ousadia em uma ambientação diferenciada. 

E para finalizar, não poderia deixar de comentar sobre a edição, que está linda, e especialmente a capa, que chama muito a atenção por seus detalhes. Sou dessas leitores que, no decorrer da leitura, fica olhando a arte da capa para perceber a relação com o texto, então achei um ótimo trabalho, sem dúvidas.

Classificação SEL: 4/5


27 comentários:

  1. Olá,
    Esse autor é sempre muito bem falado, mas nunca li nada dele ainda.
    Achei interessante a proposta do livro, diferente do que temos visto ultimamente. Concordo com você no quesito capa, realmente muito bonita.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê
    Eu tambpem sou das que ficam olhando a capa e estabelecendo ligação com a estória. Também adoro capas bonitas.
    Ainda não nenhum livro do André, mas tenho curiosidade.
    Vou colocar este na lista, pois achei a sinopse bem diferente e fiquei interessada
    Adorei sua resenha
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Mais um livro pra lista, sempre leio resenhas maravilhosas sobre livros do André, mas as vezes tenho a impressão que sou a única que ainda não leu nada dele. Sou fã de mitologia, aventura acredito que esta será realmente uma ótima leitura, que bom que vc gostou. Estou curiosa por essa aventura. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada do autor porque realmente o gênero literário dele não me atrai, mas são tantos elogios, que fica complicado deixar a vida passar sem ler algo dele. Fiquei curiosa com a questão misteriosa do enredo e espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu gosto muito do André Vianco e só por isso me atrevo a ler seus livros em série, esse ainda não li, estou com dois dele que comprei na Bienal, A Casa e Sementes no Gelo e que graças a Deus são volumes únicos. rs
    Gostei da resenha e quando puder claro que lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu concordo, a capa esta fantástica!! :) E os detalhes marcam, sim!... Bem, eu não conhecia o livro mas fiquei muito curioso! :)

    De resto, fico muito contente que o autor não tenha desiludido (again!) e que a escrita e a ambientação te tenham agradado!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Cadê vez ouço mais elogios ao André Vianco e acho que quando eu ler algo dele vou achar a mesma coisa.

    Confesso que nunca peguei nada para ler por uma coisa que você até comenta: são livros bem densos em que se tem muita coisa para assimilar e eu não estou nessa vibe agora

    Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  8. Cadê vez ouço mais elogios ao André Vianco e acho que quando eu ler algo dele vou achar a mesma coisa.

    Confesso que nunca peguei nada para ler por uma coisa que você até comenta: são livros bem densos em que se tem muita coisa para assimilar e eu não estou nessa vibe agora

    Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  9. Nossa, achei a premissa muito curiosa. Eu ainda não conhecia o livro mas faz tempo que eu quero ler algo do autor, esse livro acabou de entrar para a minha lista. Acho que é uma boa introdução à trilogia e que deve deixar uma vontade imensa de ler os próximos volumes. Eu só não curti muito a capa achei bem estranha.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fê,
    Ainda não conhecia esse livro e nunca li nada do André Vianco, mas morro de curiosidade. A história parece ser bem interessante e inovadora e gostei disso. Fiquei bem intrigada com a questão da falta de esperança.
    Dica anotadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Heey, tudo bem? Gostei da resenha! É a primeira que leio sobre essa obra do autor e conseguiu me deixar bem curiosa a respeito da trama, que parece tão diferente, original. Dina anotada!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, nem o autor. Eu amo fantasia, um dos meus gêneros preferidos e quando envolve mitologia então... nem preciso falar, por isso me interessei tanto por essa história. Espero um dia ter oportunidade de ler, fiquei bem curiosa com essa maldição.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. oi, que bom saber que o autor soube passar bem esse enredo complexo e que soube ambientar bem e ainda de quebra surpreender o leitor. Confesso que não é muito meu estilo e pelo tamanho não sei se eu daria uma chance para a obra, mas torço para que o segundo volume seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Fer,

    Atualmente estou lendo esse livro e estou amando. Amo fantasia e a escrita do andré é incrível. Me rendi a esse autor e acho que vou querer ler tudo o que ele lançou e lançará. Haha. Adorei suas considerações, não vejo a hora de terminar <3

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    A primeira coisa que me impressionou nesse livro foi ele ter mais de 700 páginas e ser o primeiro livro de uma trilogia. Será que os próximos vão ser menores ou vai continuar tão grande quanto este?
    Achei bacana tratar de assuntos fantásticos e dá para perceber que a capa tem bastante relação com a história.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não li nada do André Vianco ainda, mas fico muito feliz do lugar que ele está conquistando na nossa literatura nacional, só vejo coisas boas vindo dele. Adorei o enredo, principalmente por parecer muito original, quero conferir em breve! Obrigada pela dica, beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Já conhecia o livro desde o lançamento mas ainda não tinha me interessado em saber mais sobre ele..sua resenha foi a primeira que eu li sobre o livro e fiquei bem curiosa sobra a estória pois é um dos meus temas favoritos!
    Acredita que nunca li nada do autor??!! Pois é preciso mudar isso...hahahaha...bem curiosa sobre o que vai acontecer em nesse "novo" mundo.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/resenha-sua-espera-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Gente, que capa maravilhosa mesmo, vou ter que concordar com você!
    Ainda não li nada do André Vianco, mas sempre ouço falar coisas muito boas dele, por isso fiquei interessada. Além disso, fantasia é definitivamente meu gênero literário favorito e é sempre muito bom ver que existem autores brasileiros que estão fazendo um ótimo trabalho nele. Fiquei muito interessada pela proposta do livro e já adicionei aqui à minha listinha! Espero que tenha a chance de ler ele logo! :)))
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!!
    É a segunda resenha que eu leio sobre esse livro. Eu nunca li nada do André Vianco, primeiro por pensar que ele escreve só livros de terror e segundo por falta de tempo. Fiquei surpresa ao conhecer esse livro dele, bem diferente dos que eu já tinha visto, e eu gosto de Fantasia, certeza que esse livro vai me agradar. A única coisa que assusta um pouco é o tamanho do livro kkkkk, mas faz parte. Fiquei novamente curiosa para conhecer "Dartana", tenho certeza que com tantas criaturas mágicas o autor vai conseguir criar coisas incríveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Cheguei a conclusão de que preciso ler algum livro do André Vianco. É impressionante como sempre vejo alguma recomendação sobre ele.
    Eu adorei a capa! Ela é simplesmente linda! E a história também me interessou bastante.
    Beijos.
    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Acredita que nunca li nada do autor? Mas acredito que essa série seria uma boa pedida para mudar isso. Achei bem interessante que nesse livro nós começamos a entender a história aos poucos, parece ter uma trama extremamente diferente mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Fê, há séculos estou querendo ler um livro do André Vianco, mas esse dia acabou nunca chegando! Ele parece ter tantos livros bons que já nem sei mais por qual começar! Abraços

    ResponderExcluir
  23. Realmente esta diagramação esta impecável. Confesso que adorei como o lado sombrio é mostrado neste livro, e como foi bem explorado. Talvez possa sim deixar alguns leitores confusos, mas eu adoraria participar um pouco dessa confusão literária. Vou anotar a dica aqui.

    ResponderExcluir
  24. Eu estou ansiosíssima pra ler alguma obra do André Vianco, todo mundo fala muito bem dos livros dele e agora sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda! A premissa de envolver feiticeiras, guerreiros, deuses e outros só me deixou mais interessada nesse livro. <3

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, mas só vejo bons comentários sobre as obras dele e por isso tenho uma certa curiosidade. No entanto, eu confesso que não costumo ler esse gênero literário, sabe? Mas eu achei a premissa bem curiosa, esse mundo parece ser bem inovador mesmo e pela sia resenha o autor soube desenvolver bem tudo. Enfim, não é um livro que eu leria agora, mas espero ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Oi Fê, como está?
    Estou lendo esse livro e achando uma experiência fascinante a despeito de eu ter lido ele mais devagar não só porque é grande a cacilda mas também por ter muitos detalhes para serem absorvidos de modo que tu entenda aquele universo embora algumas perguntas fiquem sem respostas. Mas acho ser intencional considerando que é o primeiro de três.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Fê, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor e sempre tive uma certa curiosidade com as obras dele, mas para ser sincera esse livro em especial não chamou minha atenção, não sou chegada em fantasias, então não leria ele no momento. Mas adorei a proposta para quem curte.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo