5 de janeiro de 2017

Resenha: Eles precisam morrer - Monica Dombroski, Editora Chiado

Informações do livro:
Título: Eles precisam morrer
Coleção Viagens na ficção
Autor: Monica Dombroski
Editora: Chiado
Páginas: 302
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Alicia, Clara e Amanda são três adolescentes que vivem em uma pequena cidade do interior e compartilham uma vida de tédio e poucas perspectivas de futuro. Elas acreditam que os responsáveis pela vida ruim que levam são as pessoas com quem convivem e, aos poucos, a ideia de eliminar algumas pessoas vai amadurecendo até desencadear uma série de mortes e revelações, trazendo um esclarecimento sobre quem realmente é o responsável pela vida de cada uma.


Resenha: A sinopse de "Eles precisam morrer", de Monica Dombroski, não poderia ser mais intrigante. E a história garante cenas ainda mais ousadas, seja diante de pensamentos, ações ou suas consequências. Claro que os personagens se destacam muito nesse cenário, este que se mostra muito bem estruturado.

É um livro que dá vontade de comentar sobre a história inteira, isso porque a autora sabe mesmo como desenvolver as características mais marcantes, e claro que também consegue surpreender bastante o leitor por conta de todos os ângulos explorados. Não sei dizer ao certo o que me deixou ainda apreensiva, mas é certo que as cenas garantem sensações bem contraditórias.

Alicia Belinque, Clara Viegas e Amanda Morelli passam por algumas desilusões, e o sentimento de impotencia cresce a cada dia que passa, ainda mais porque não esperam nenhuma mudança significativa em seu futuro, especialmente por conta do lugar onde moram e das pessoas ao seu redor. E fica claro que tudo que almejam mesmo é esse sentimento de mudança. Mas nem sempre as coisas acontecem como o esperado.

Os diálogos são bem convincentes, e não sei se foi intencional, mas o leitor fica na dúvida se tudo que os personagens falam são verdades, ou são apenas palavras que surgem de modo impulsivo, sem muita fundamentação. Na verdade, as impressões sao bem fortes e fazem toda a diferença nessa história, e quanto a isso não há dúvida alguma. 


Particularmente, achei que ao mesmo tempo em que uma frase poderia ser ameaçadora e sombria, também poderia expor algo mais divertido para a cena, especialmente porque também há a frieza em alguns personagens e isso é um pouco chocante. Realmente vale a pena ficar atento nessas pespectivas, nos encontros e nas decisões diante da premissa exposta. Um exemplo sobre essa mistura de características: A madrasta de Alicia perguntando se ela quer algo, e em pensamento: 

"Eu quero matar você, minha querida."

Devo confessar que não li esse livro muito rápido, mas isso não quer dizer que tenha sido uma leitura arrastada, porque não foi em nenhum momento. Pelo contrário, os fatos apresentados fazem com que o suspense seja bem forte diante de todas as ações e suas consequências, e se demorei um pouco foi com o intuito de aproveitar mais toda essa ambientação e suas estruturas.

A temática é persuasiva, e isso é inegável, pelo menos para quem curte o gênero ou está disposto a adentrar em uma ambientação repleta de elementos complexos. É uma obra que, além de todo o contexto da história, ainda consegue expor mensagens interessantes sobre nossos próprios instintos e vale a pena pensar nas questões apresentadas.

Classificação SEL: 4/5


25 comentários:

  1. Essa capa me deixou muito curiosa, parece ser uma obra que o leitor adentra na história e nao consegue sair mais, adoro quando isso acontece. A Chiado tem acertado em cheio nas suas apostas.

    ResponderExcluir
  2. Gente, que livro! :O me deu medo só de ler a sinopse, pensa se eu ler ele mesmo! Amei a capa, mas por hora acho que não vou ler ele não!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/apenas-um-garoto.html

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa e a resenha me deixou bem curiosa. Acho que vou colocar na listinha haha!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem curiosa depois de ler a sinopse. Livros com essa temática me atraem e a capa está muito bonita. Digamos que Eles Precisam Morrer já tem vários pontos positivos comigo, e depois de ler sua resenha, fiquei convencida a dar uma chance para a obra.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Chega mais um livro que eu não conhecia e achei super bacana a proposta do mesmos kk. Adorei a resenha e é sempre ruim quando a leitura é um pouco menos lenta, mas vejo ouve esse vale a pena essa demora extra. Sobre a capa, eu achei ela muito bacana e já anotei a dica. Adorei a sua resenha e espero poder ler o mesmo esse ano! Até mais ver

    ResponderExcluir
  6. Ah que perfeito que o livro é tão bom que dá vontade de falar sobre ele todo. Mesmo sendo uma leitura mais lenta, esse climinha de suspense é bem gostoso e da vontade de correr pra ler. Ótima resenha!

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei a capa e a resenha desse livro.
    E mais uma vez a editora Chiado se destacando.
    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.BR

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante essa coisa de se duvidar dos diálogos, da credibilidade dos personagens. Acho que isso torna a leitura instigante. Fiquei curiosa pra ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei a capa do livro e a sinopse também. Fiquei bastante curiosa pra ler porque você fez uma resenha ressaltando todos os pontos que gosto em uma leitura, como os diálogos instigantes, que trás dúvidas da veracidade do que elas falam, dica anotada. Beijos.

    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Gostei da premissa da história, porque achei assustadora. Acho que muitos adolescentes pensam assim, mas não chegam ao extremo de levar ao pé da letra a decisão: Não gostamos, então vamos eliminar. Sua resenha ficou ótima. Muito bem estruturada e me fez ter vontade de ler o livro.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Fê,
    Adorei conhecer suas impressões. Ainda não conhecia esse livro, mas a leitura parece ser extremamente instigante. Mesmo que aconteça uma leitura mais lenta, acho que é algo que vale muito a pena ser feito.
    Dica anotadíssima.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oiee, nossa pela capa eu não pensaria em ler rsrs mas pelo que vc falou a história realmente chama muito a atenção!

    Bjs Jany

    wwww.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiee Fê ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu uma leitura muito intrigante e interessante, apesar de não ser o que eu gosto...hehe' Imagino que a autora traga muitas surpresas. Espero ter a chance de lê-lo um dia, e espero mais ainda gostar tanto quanto você...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora.

    A capa é bem atrativa em seu mistério e a sinopse é... Peculiar. Não sei se o escolheria para ler pela sinopse, pois a mesma não me atrai.

    Sua resenha é positiva, mas não gosto muito dessa coisa de "quero mudar e se não mudei a culpa é sua."

    Não é muito meu gênero...

    Abraços!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Acho interessante, mas não gosto desse gênero. Já tentei ler, mas não sai do lugar rs.
    Obrigada pela visita lá no blog. Bjs.
    Lauri Brandão - Resenhista do Blog As Meninas Que Leem Livros
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga saudades mil de você. Feliz ano novo e que você aproveite bem muito esse ano para fazer tudo que te faz feliz!!!! Sobre o livro resenhado, não conhecia mas fiquei bem curiosa. A sinopse e suas palavras me deixaram "com a pulga atrás da orelha". Valeu pela indicação!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fe, tudo bem?
    É a primeira vez que ouço falar do livro e tenho que admitir que fiquei bastante intrigada com a sinopse. Por alguma razão, adoro histórias que envolvem adolescentes problemáticas e/ou psicóticas, e acredito que o suspense apresentado na história iria me fazer devorar o livro rapidinho só para buscas as respostas. Espero ler um dia!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Oii Fê, tudo bom? Gostei muito da sua resenha! Não conhecia o livro e já fiquei curiosa com o título bem instigante. Ele segue bem um estilo que eu gosto e super anotei a dica!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? A sinopse já me deixou muito intrigada e sua resenha conseguiu fazer com que eu ficasse ainda mais curiosa com esse livro. Gosto de histórias assim complexas e com suspense, ainda mais com personagens que aparentemente são bem interessantes. Ótima dica e resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá, foi otimo ver suas impressões do livro, tenho ele para ler aqui na sequência e já sei que irei gostar, por essas surpresas ou mistérios nos diálogos do personagem; Acho que é um livro para ser lido com calma, para não passar nada despercebido.

    ResponderExcluir
  21. Oi Fê, tudo bem?
    Um sinopse muito interessante e me parece que há um desdobramento melhor ainda. Eu que já adoro esse tipo de coisa fiquei ainda mais interessada nessa leitura. Espero poder executá-la logo e dar minhas impressões.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Essa é a primeira resenha que leio da obra e confesso que fiquei bem intrigada com todo o conteúdo abordado e percebo que a capa condiz muito bem com o que a obra quer passar.
    Fiquei interessada sim pelo fato de fazer levantamentos complexos e ser, para mim, um tema abordado de forma inusitada.
    Adorei conhecer um pouco mais do livro através da sua resenha.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    Não conhecia o livro, mas já fiquei curiosa só com a premissa. Gosto muito de livros com mistérios e esse parece ser uma boa pedida. Já irei adicionar a lista para ler!

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  24. Oii! Nossa, é visivel a animação transbordando de você, acho que a ultima vez que quis tanto falar sobre um livro foi quando li Mentirosos. Você percebe que a sua vida é ruim e começa a matar as pessoas ao seu redor pra resolver a situação, amo o raciocínio dessas mina kkkkkkk Acho que leria sim, viu, abraço!

    ResponderExcluir
  25. Nossa...
    A história parece ser ótima e com tudo o que você relatou, pensei que fosse dar nota máxima e por isso me pergunto porque você deu somente quatro estrelas.
    Fiquei curiosa e com certeza quero ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo