9 de maio de 2017

Resenha: Mãe sem manual - Rita Lisauskas, Editora Belas Letras

Informações do livro:
Título: Mãe sem manual
Autor: Rita Lisauskas
Editora: Belas Letras
Páginas: 112



Sinopse: A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando.


Resenha: "Mãe sem manual", escrito pela jornalista, apresentadora de telejornal e blogueira Rita Lisauskas, apresenta uma obra encantadora e que vale muito a pena ser lida, especialmente para quem está vivenciado a maternidade ou para quem está a espera. Ela criou o blog "Ser mãe é padecer na internet" depois que seu filho, Samuca, nasceu em 2010.

O livro se divide em 13 capítulos (do 0 ao 12) e o texto se mostra muito dinâmico e envolvente. Pode ser que meu interesse nessa leitura tenha sido maior (porque estou grávida no momento ♥), mas realmente vale a pena conferir algumas das experiências vivenciadas pela autora, seja para se identificar ou para aprender alguma coisa.

Na verdade, os próprios títulos dos capítulos já nos fazem pensar bastante, e devo admitir como todos foram muito bem pensados, apesar de toda a simplicidade repassada. Tudo começa pela parte em que descobre estar grávida... quando aparece aqueles dois risquinhos no exame de farmácia. É só o começo de muitos e muitos pensamentos, medos e tantas emoções profundas (agora eu sei bem disso).


Não posso deixar de finalizar, sem comentar sobre a edição. A Editora Belas Letras fez um excelente trabalho, seja com a capa dura, com as cores escolhidas e todo o formato bem desenvolvido. E ah, sem esquecer que nas últimas páginas há informações importantes sobre cesariana e vacinas.

Essa é uma leitura muito divertida, porque no meu caso eu consegui compreender muito das mensagens, muito mesmo e todas os detalhes merecem destaque. Acredito que, quando a pessoa passa por esse momento, sempre é bom ler bastante sobre o assunto e adquirir conhecimento. 

De fato, tinha tanta coisa que eu já tinha visto, mas não me aprofundei e nesse livro consegui entender os significados. Mais uma confissão: fiquei encantada com tudo que li. Vou guardar esse livro, pois ele já se tornou muito especial, e me fizeram perceber coisas novas - o que é maravilhoso. 

Classificação SEL: 4/5


40 comentários:

  1. Oi, Fê!
    Parabéns pela gravidez!!! Esse livro veio em uma ótima hora para você. ^^
    Vou guardar a dica desse livro para mais tarde.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, muito obrigada, veio mesmo na hora certa, eu amei! ♥

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    A editora Belas Letras arrasou na edição dessa livro, ficou lindo.
    Não sabia que a autora era blogueira, e a abordagem dos temas feita de forma divertida faz todo diferencial.
    Ah, parabéns, e sim, quando a gente está grávida todo tipo de leitura que envolve experiência de mãe torna-se interessante rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Paty, esse tipo de leitura me interessa muito. Obrigada!

      Excluir
  3. Oi Fe, ´parabéns pelo bebê e que bom que a leitura pode ser tão proveitosa. Ainda não penso em ser mamãe, mas gostei da proposta. Dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie! Moça tudo bem?

    Primeiramente parabéns pela gravidez, que venha um moço ou moça cheia de saudade e viciado em leitura como a mãe <3 Sobre o livro acredito que para você veio bem a calhar, mas para mim eu somente amei o designer dele e principalmente a capa! Mas futuramente não nego irei dar uma lida nele de curiosa!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda!
    Parabéns pela sua gravidez! Fico feliz que tenha gostado do livro. Acredito que não é meu foco de leitura no momento, mas sei de uma amiga que adoraria ganhá-lo de presente. Vou pesquisar um pouco mais para poder comprá-lo para ela. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esses livrinhos da Belas Letras voltados para mamães, principalmente as de primeira viagem.
    Pela sua resenha deu pra ver que ele é muito dinâmico e cheio de dicas para as futuras mamães, vou procurar ele pra minha irmã que está gravida

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Li algumas resenhas desse livro e achei super interessante a "ajuda" que a autora decidiu dar para as futuras e antigas mamães. Queria eu, na época que estava grávida, ter tido uma ajuda assim.
    Mesmo não sendo um livro pra mim, fiquei curiosa para conhecer e saber o porque de ter se tornado tão especial pra você.

    ResponderExcluir
  8. Olá, F!
    Quer dizer que vem um bebezinho por aí, parabéns!!!
    Eu já tenho uma moça com 15 anos e quando estava grávida dela nunca li nenhum tipo de livro do gênero. Se à época esse livro existisse, não perderia a oportunidade em lê-lo, se bem que a leitura de qualquer livro nunca se perde, sempre há tempo para ler o que se deseja.

    Gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Confesso que o livro não me chamou a atenção, mas fico feliz que você tenha gostado. Acredito ser uma obra bem legal para as mamães, tenho várias amigas grávidas, vou dicar e parabéns por você estar grávida.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Parabéns pela gravidez :D
    Não sei se leria esse livro, acho que não é muito para mim. Achei ele bem interessante e realmente parece bem divertido. A capa é bem bonita, a edição toda é! Adorei sua resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Primeiramente, parabéns pelo bebê! Que ele venha com muita saúde e encha ainda mais sua vida de alegria!
    Achei esse livro muito interessante para mamães de primeira viagem e para todas nós que sonhamos com a maternidade. Muito legal que o livro tenha esclarecido pontos que já sabia mas nos quais não tinha se aprofundado e que o mesmo tenha falado com você. Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eita que o livro chegou no momento certíssimo, não foi? Meus parabéns pela gravidez, muita saúde para você e seu bebê. Eu adorei conhecer o livro e, mesmo não sendo mãe, fiquei curiosa para ler haha. Uma ótima dica de presente para as mamães de primeira viagem. Anotei aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Primeiramente quero te parabenizar pela gravidez e dizer que gostei bastante da sua resenha. Leve, descontraída e bem fluída. Já li algumas resenhas desse livro em questão e eu jurava que já havia comentado aqui... rsrs... acho que fiz confusão, mas ainda bem que deu tempo para corrigir o meu erro.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia a obra, mas ela é bem interessante. Aliás, em vésperas do dia das mães não tem presente melhor, certo? Existem tantos tipos de mães que um livro apenas não seria suficiente pra descreve-las e orientá-las.
    Gostei da proposta, valeu a dica.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela gravidez! Também recebi esse livro pela editora e está nas minhas próximas leituras, o cuidado com essa edição é maravilhoso, desde a capa até as ilustrações.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Preciso confessar que achei a capa desse livro muito fofa, já desperta a curiosidade do leitor de cara. Além disso, achei bem legal a autora trazer algumas dicas para quem já é mãe ou está grávida.
    A maternidade ainda é um assunto bem distante para mim, então, por enquanto, não é uma leitura que me atraia muito. No entanto, acho uma ótima dica para quem está vivendo esse momento.
    Adorei conferir a resenha e espero que, se um dia eu for mãe, livros assim possam me dar uma ajudinha haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Achei esse livro puro amor, com tantos ensinamentos tenho certeza que é uma ótima indicação de leitura. Fiquei bem curiosa em acompanhar todo esse processo, assim já vou saber alguns detalhes que podem me ajudar no futuro. Parabéns pela gravidez, que seja repleta de saúde e alegrias.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fernanda

    Que lindo que você está grávida! Que você tenha uma boa hora e que venha com muita saúde. Achei a proposta do livro muito legal, eu só não leria por achar que praticamente nada seria novidade para mim, pois criei três sobrinhos e sei diferenciar até os tipos de choro! Hahahaha
    Quando eu tiver os meus nem tenho com o que ficar preocupada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!
    Não conhecia esse livro ainda. Presente ideal para o dia das mães rsrs. Eu acredito que não gostaria muito da leitura por não ter muita curiosidade sobre gravidez e nem em como ser mãe, acredito que pela a minha idade. Mesmo assim, eu compraria e daria de presente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olha para ser sincera são poucos os titulos da BELAS LETRAS que me agradam, porém gostei da sua resenha por conta do momento que você está vivenciando. Acho que quando estamos passando por algo especial na vida e um livro vem falar sobre isso, eu acho que a leitura se torna unica e bastante especial. Acho que foi isso que acontece com você né? Parabéns pelo seu baby e que venha com muita saúde ai viu? Olha adorei a edição do livro, pois está bem caprichado. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-resgate-de-althea-2.html

    ResponderExcluir
  21. Oii
    também recebi o livro e apesar de não ser mãe, fiquei super encantada com a escrita da autora. Como você disse, descobri muitas coisas novas, que nem sequer pensei um dia. Que mais anti-manuais como este!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Já tinha ouvido falar no livro, mas por não ser mãe e nem ter pretensão de sê-lo por agora, não dei muita bola ao livro. Que bom que ele é divertido e que é de grande ajuda para as mamães, pena que só vi agora, pois teria sido uma boa dica para o dia das mães.

    ResponderExcluir
  23. Oiee Fê ^^
    Não sabia que você estava grávida *0* que demaaaais, parabéns!
    Eu já tinha visto sobre esse livro antes, mas não me interessei muito....hehe' ainda assim parece ser bem envolvente e imagino que esclareça muitas coisas, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  24. oi, fernanda. em primeiro lugar, parabéns pela gravidez. :) Em segundo lugar, eu não sou mãe, mas achei o livro com uma ótima premissa, e gosto de aprender sobre coisas novas, e acho que seria ótimo ler esse manual, parece algo bem intimista, daquele tipo de papo entre amigas. quero ler.

    ResponderExcluir
  25. Primeiramente parabéns pelo bebêzinho que está por vir,muitas felicidades e que venhaa com bastante saúde <3
    quero muito ser mãe e adoro esses livrinhos sobre maternidade, e esse parece trazer um conteudo diferenciado da maioria dos livros desse tema, gostei bastante e a edição parece estar maravilhosa.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo