8 de junho de 2017

Resenha: A cruz de fogo (parte 1) - Diana Gabaldon, Editora Arqueiro

Informações do livro:
Título: A cruz de fogo
Outlander #5 - parte 1
Título original: The Fiery Cross
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Páginas: 720



Sinopse: Uma história sobre lealdade. O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína. A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação. A Cruz de Fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.


Leia também:
Outlander #1 A viajante do tempo - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #2 A libélula no âmbar - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #3 Parte 1 O resgate no mar - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #3 Parte 2 O resgate no mar - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #4 Parte 1 Os tambores do outono - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)
Outlander #4 Parte 2 Os tambores do outono - Diana Gabaldon (Editora Arqueiro)

Sem spoilers

Resenha: "A cruz de fogo", é o quinto volume (parte 1) da série Outlander, de Diana GabaldonFinalmente voltando a acompanhar essa série que eu amo, e não poderia estar mais empolgada. Mudanças estão por vir entre os personagens, apesar de que é compreensível o quanto tentam se preparar, cada um a sua maneira.

Em meio a muitas turbulencias e adaptações, especialmente pela parte da Brianna e de Roger, ainda existem muitos conflitos para resolver, e tanto Jamie quanto Claire sabem disso, apesar de lutarem com determinação para que possam viver em paz. Porém, sabe-se que isso não é uma coisa certa, afinal de contas a própria ambientação envolvendo a guerra não colabora para isso.

Tenho pena de Jaime, em especial porque ele é muito requisitado por sua ajuda, mas isso também implica em consequências em sua própria vida. Nota-se que nem ele tem mais o controle sobre isso, e por mais que tente conciliar as coisas, não é nem um pouco fácil. Roger também merece uma atenção especial por ser obstinado em aprender as coisas, que para ele não passam de novidades - um tanto ameaçadores, por sinal.


Demorei muito para fazer essa leitura, na verdade acho que se tornou um pouco cansativo, preciso confessar. Fiquei esperando por mais ação, apesar de que também não posso negar que a escrita da autora me cativa bastante. Sem contar que há muitos sentimentos envolvidos, e isso é fantástico, ainda mais para os admiradores de romance de época. 

Apesar de ser uma leitura mais parada, um dos principais destaques segue por conta das descrições dos cenários. A autora nos leva até a Carolina do Norte e em uma época totalmente complexa, onde tudo parece ser mais perigoso. Na verdade, o que mais vale a pena é poder conferir toda a trajetória, mesmo porque há muitos ensinamentos e coisas a serem planejadas. Quando a gente acha que não pode acontecer mais nada, Diana Gabaldon surpreende novamente.

Acho que por ser fã de seu trabalho e pela curiosidade em saber o desenrolar da história, eu me mantenho apegada ao enredo. É impossível não questionar como será o futuro destes personagens diante de tantas afrontas, inseguranças e situações inesperadas. Agora, pretendo conferir a segunda parte, já que este livro se dividiu em dois. 

É o tipo de obra que não dá para comentar muito, por mais que haja tanto a se falar, seja pelos acontecimentos marcantes da época ou pelas diversas sensações, mas pode estragar uma surpresa ou outra. Enfim, só posso afirmar que vale muito a pena acompanhar por si próprio, ainda mais para quem já chegou até essa parte.

Classificação SEL: 4/5


12 comentários:

  1. Oiii tudo bem??

    Acho essa serie de livros muito extensa, e não sei se daria conta de ler tanto, meu maior medo em situações assim é exatamente esse que o livro fica lento. Muitas vezes acredito que se tivesse resumido a história ficaria melhor.
    Eu acompanho a serie, nunca tive vontade de ler, e espero que a parte 2 esteja melhor que a primeira. Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  2. Oi F,
    Apesar de já ter assistido a segunda temporada. O livro ainda está parado aqui, pois eu tenho a sensação de que sera lento demais. Acho normal você senti isso nesse quinto livro, pois as vezes me pergunto se o desenvolvimento da história realmente exige tantos volume e ainda livros tão extensos.
    Quero muito completar essa série e tirar minhas conclusões. apesar da sua ressalva ainda continuo animada em ler a série, apesar de que sem pressão.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. A série Outlander é bastante comentada em vários blogs literários, mas ainda não me surgiu o interesse em conhecê-la. No momento, passarei a dica, mas irei pesquisar mais para ver se me interesso. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Quero muito ler os livros e assistir a série, sempre vejo gente falando muito bem. Uma pena os livros ser grandes, me desanima um pouco hahaha. Mas gostei da sua resenha.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê,
    estou devendo a leitura dessa série, tenho o primeiro livro desde o lançamento e entra ano sai ano eu me pego repetindo o mantra de que vou lê-lo, mas ainda não o peguei de fato, a promessa da vez é de que assim que organizar as leituras pendentes darei uma chance, vamos ver né? Apesar disso já assisti todos os episódios da série disponíveis na netflix e espero continuar acompanhando. Não sei muito da série, mas andei vendo uns trailers e vi que a Claire volta para os tempos "atuais" grávida do Jamie e fiquei curiosa para saber o que viria, adorei saber através da sua resenha que ela e a filha voltam para o lado do meu escocês ruivo favorito, fiquei com ainda mais vontade de ler e acompanhar essa história.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Tenho que confessar que só passei os olhos pela sua resenha, pois tenho o primeiro livro aqui e ainda não li.
    Você disse que a leitura se tornou um pouco cansativa, e é basicamente isso que despertou meu interesse em ler a série: Como uma série tão longa com livros tão grandes faz tanto sucesso?
    Eu sei um pouco do que se trata o enredo porque assisti o primeiro episódio da série.
    E aqui eu gostaria de fazer um adendo e tirar uma dúvida: eu assisti GOT antes de começar a ler os livros e percebi que a série perdia um pouco a graça quando eu lia os livros antes. Então decidi adiar a leitura até assistir a série completa, que é maravilhosa.
    Se você assistiu a série Outlander, o que aconselha a fazer? Ler os livros ou assistir a série primeiro?
    Estou muito curiosa para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não li essa série ainda. Mas estou pretendendo. O fato de ser roamnce de época me cativou. Aí andei lendo boas coisas sobre a série e acabei e convencendo de que quero ler. Bem vi que​ esse volume é meio cansativo, mas desde que toda a série não seja igualmente cansativa. Pretendo nao me arrelender quando começar a lê-lo. Bexitus!

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem? Eu li o primeiro livro da série, que se tornou um xodó e concordo que a descrição de cenário da Diana é maravilhosa, e dá mais beleza ainda à trama. Eu amo os personagens Jamie e Claire <3 Quero muito continuar a série, mas confesso que o tamanho dos livros e da série assusta, e muito! Mas a curiosidade fala mais alto :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ola!!
    Nossa eu tenho muita curiosidade para ler essa série, principalmente por causa do seriado que lançou no ano passado e foi um sucesso né? Mas é uma série muito grande, esse é o meu receio... E não sei porque, mas tenho a impressão que esses livros são muito descritivos, outro problema pra sim, sem contar na leitura sem ação... :/

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!
    Sempre vejo nas livrarias os livros, mas nunca tive a oportunidade de ler. Essa série pelo que eu vi é gigante, maior até que game of thrones. Fiquei curiosa para ler, mas por conta do tamanho dessa série rs vou ter que adiar por um tempo. Gosto de livros descritivos, mas se for algo muiiiito parado, eu acabo cansando tb. Bom, já sei mais ou menos o que esperar quando eu for ler e vou indicar para amigos que ainda não conhecem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu AMO essa série. Recentemente até mesmo solicitei o livro da editora para poder babar uma pouco mais <3
    Eu também me mantenho bem apegada ao enredo da história e também sou fã do trabalho da autora, eu a acho brilhante. Realmente vale muito a pena acompanhar e se apaixonar pelos personagens ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ainda não fiz a leitura de nenhum dos volumes da série porque o último volume ainda não foi lançado e odeio ter que ficar esperando rsrs
    Mas quando tivermos o último por aqui tenha certeza de que quero fazer a leitura de todos pelo fato de você dizer que são cheios de ação. O que me deixou um pouco com medo é saber da leitura ser lenta e começar a enrolar, ainda mais por conter 720 páginas .
    Será que todos vão ser gordinhos assim ?

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo