22 de junho de 2017

Resenha: Morando sozinha - Fran Guarnieri, Editora Belas Letras

Informações do livro:
Título: Morando sozinha
Título original: 
Autor: Fran Guarnieri
Editora: Belas Letras
Páginas: 160



Sinopse: "No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’” Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!


Resenha: "Morando sozinha", de Fran Guarnieri, é um livro leve, porém muito bem elaborado, sem contar que o trabalho visual dele é fantástico e muito delicado. Sempre acompanhei as postagens da Fran nas redes sociais, e em especial no seu blog e fiquei muito feliz quando soube que seria lançado seu livro, já que é um conteúdo que realmente instiga o leitor.

A obra acompanha Fran diante de sua escolha em morar sozinha e tudo que precisou optar a partir desse momento, assim como dividir seu tempo e organizar suas coisas, tarefas e afins. Sua praticidade sempre chamou muito a minha atenção e confesso que foi o que mais me deixou curiosa para ler seu livro.

As pessoas sempre se sentem um pouco divididas e confusas quando o assunto envolve  mudanças. Mas vale a pena dar o primeiro passo, fazer listas, cronogramas.., enfim, pode funcionar se existir um bom planejamento, mente aberta e não ter medo de seguir os objetivos. Pelo menos é o que Fran consegue passar aos seus leitores, quanto a isso não há dúvidas.



A gente sabe que existem situações diferentes, e que as pessoas seguem seus próprios caminhos, mas é importante ter uma noção da realidade. Nada mais justo do que poder compreender a vida de alguém que passou por tal situação, especialmente para perceber que o caminho pode ser repleto de barreiras, mas que nada é impossível.

O texto, muito bem escrito, apresenta mensagens bem importantes, especialmente de como devemos valorizar tudo, saber poupar e construir nosso próprio espaço perante a sociedade. Pode parecer fácil, mas a gente sabe que na prática é bem mais complicado e requer atenção redobrada, e muita responsabilidade.

As dicas são o ponto forte da obra, assim como já poderia esperar, sendo que é impossível não acompanhá-la sem ao menos retirar alguma informação importante e que pode ajudar na organização de nosso dia-a-dia. São aspectos que, ao meu ver, funcionam tanto para as pessoas que moram sozinhas, como as que vivem em família.

Classificação SEL: 4/5


12 comentários:

  1. Oi, Fê.
    Eu acho essa diagramação linda!
    Moro com meus pais, portanto, acho que o livro não teria muito efeito sobre mim, porém, acho a premissa dele bem legal e como sempre leio algum comentário positivo sobre ele, quero dar uma chance á obra.
    Dica anotada!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é mt legal, gosto bastante!

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei linda a edição do livro,e até me deu vontade de ler,mesmo não morando sozinha,acho que não custa nada ir se preparando e pegando umas dicas,pois imagino como deve ser dificil, apesar de ter suas vantagens.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Adorei o tema e a capa é linda!
    Mas não sei se daria uma chance pois curto livros com temas que nos tirem do cotidiano, e apesar de achar muito bacana a idéia, não leria... Quem sabe quando eu realmente for morar sozinha? haha

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê,
    a premissa desse livro lembra bastante "depois dos quinze", posso estar enganada já que não li nenhuma das obras ainda, mas enquanto lia a sua resenha achei bem semelhante. Não conhecia a Fran e nem o blog dela e não faço ideia de como fiquei todos esses anos no escuro, já aproveitei o link que você deixou na resenha e já dei uma passada lá, é um espaço lindo e bem agradável, cheio de dicas legais, certamente voltarei lá com mais tempo para poder ler algumas postagens que me interessaram.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bom?
    Adorei a premissa dessa obra e gostei mais ainda de saber que a mesma contém dicas de quem mora sozinha e de quem convive em família. Curto muito esses livros de dicas que falam sobre poupar e construir nosso espaço em sociedade. Com essa capa fofa então, como resiste? rs Anotei a dica e espero adquirir em breve!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Oie!!
    Nossa eu acho que esse livro é realmente uma obra que um dia em nossa vida irá ver a calhar.
    Tenho muita curiosidade para ler, principalmente por causa da diagramação e das dicas.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Que fofinho esse livro, parece que foi feito pra mim! haha
    Sair de casa não é um trabalho fácil mesmo, se virar sozinha é muito complicado. Achei muito legal da blogueira compartilhar essa experiência com as pessoas, ainda mais pensando que todo mundo passa por isso em algum momento da vida né? haha
    Fiquei só curiosa pra ver um pouco mais da diagramação interna, já que você disse que gostou bastante!

    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Fê,
    Não curto muito livros nesse estilo, então, é uma dica que passo.
    Fico contente, entretanto, que você tenha curtido e que a obra seja muito bem escrita. Acho que é indicada para quem está com ideias semelhantes às da autora.
    Adorei a resenha e a foto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    Eu não conhecia esse livro, e parece ser uma ótima dica para quem esta pensando em morar sozinho, quem sabe um dia eu compre kkk

    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Conheço o blog da Fran já há alguns anos e quando vi o livro fiquei com muita vontade de le-lo, mas ainda não tive oportunidade. Gosto pois lá tem muitas dicas de decoração, e sou a louca das compras, haha!

    Muito bom saber que o livro segue a linha de dicas dela, bem como foi para ela sair de casa e sobre noção de realidade. São dicas importantes para qualquer um!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu adorei esse livro, peguei várias dicas que pretendo usar em breve.
    Adorei a sua resenha, ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo