13 de julho de 2017

Resenha: Levana - Marissa Meyer, Rocco Jovens Leitores

Informações do livro:
Título: Levana 
A rainha mais bela
Crônicas lunares #3.5
Título original: Fairest: Levana's Story (The Lunar Chronicles #3.5)
Autor: Marissa Meyer
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 256




Sinopse: Quem é a verdadeira mulher por trás da fascinante vilã que perpassa as histórias de Cinder, Scarlet, Cress e Winter? Neste spin-off da série de contos de fadas futuristas Crônicas Lunares, a autora Marissa Meyer revela o passado e as motivações de Levana, a cruel rainha que sonha em governar o povo de Luna. Filha mais nova ofuscada pelo brilho e charme da verdadeira herdeira do trono, sua irmã Channary, Levana teve o rosto desfigurado por queimaduras na infância e aprendeu a se camuflar, manipulando todos a sua volta com uma beleza fictícia. Assim, conquistou à força o amor de Evret Hayle, por quem sempre foi apaixonada, tornando-se madrasta de Winter quando ele perdeu a esposa no parto da filha. E seu próximo passo é tomar o trono definitivamente.


Leia também:
Crônicas lunares #1 Cinder - Marissa Meyer (Editora Rocco)
Crônicas lunares #2 Scarlet - Marissa Meyer (Editora Rocco)
Crônicas lunares #3 Cress - Marissa Meyer (Editora Rocco)
Crônicas Lunares #4 Winter - Marissa Meyer (Editora Rocco)

Sem spoilers. 

Resenha: "Levana", de Marissa Meyer, explora um pouco das características essenciais da vilã de Crônicas Lunares. Confesso que não sabia sobre esse livro, mas fiquei muito empolgada com este lançamento e a leitura fluiu maravilhosamente bem. Me surpreendi por esse livro ser tão curto, isso porque não acharia nada ruim se a autora resolvesse escrever mais a respeito, seja da própria Levana ou de todos os personagens dessa série tão especial.

As vezes, eu tenho uma tendência a ficar cada vez mais próxima de vilãs, pelo menos a que conseguem representar um fascínio tão grande. E é claro que Levana possui um estilo muito diferenciado, visto que desde o começo sempre demonstrou ser um enigma, além de ser cercada por assuntos inacabados.

Crueldade poderia a definir muito bem, mas existe muito mais para ser trabalhado e que merece toda a atenção possível. Não é nenhuma mentira dizer o quanto Levana conseguiu manipular muito bem quem ela quis em Cinder, Scarlet, Cress e Winter. Mas agora surge a oportunidade de compreender o porquê de ela valorizar tanto o seu lado voltado pela grandiosidade. O que importa é a perfeição que deve reinar sobre ela, mas motivos não faltam para justificar todo o seu jeito.



Tudo começa pela família, e é sempre assim mesmo, mais do que esperado na verdade. Então, essa narrativa deixa bem claro o que deveria estar mais presente para Levana desde o começo. Talves sua vida pudesse ser extremamente diferente, e ela não precisasse ter como obrigadação o simples ato de fazer com que alguém goste dela. Seria verdadeiro e não por questão de poderes e afins.

É uma personagem abandonada, eu diria que há muito mais a ser retratado, porém o leitor precisa decidir por conta própria diante dos sentimentos explorados, ou a falta deles na vida desta personagem. O que deveria ser justo nesse caso? A autora cria ótimas perspectivas diante dessa trajetória e vale muito a pena acompanhar cada interação.

Acredito que, até os leitores que não a suportam, irão achar essa história muito interessante. Isso porque o foco tem um tom bem diferente, um pouco triste na verdade, e nos faz perceber que as experiências vivenciadas no passado podem influenciar muito o futuro e as escolhas de uma pessoa, nesse caso de Levana.

Classificação SEL: 5/5


10 comentários:

  1. Oi Fer,

    Eu li apenas um livro da autora, da série as crônicas lunares, então tenho bastante curiosa para ler essa obra. Ainda mais por ser curtinha, acredito que dê para ler bem rapidinho né? Deu pra sentir o tom meio triste, mas ainda assim é uma leitura a ser realizada. Parabéns pela resenha. ♥

    bjs =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda!
    Ainda não me aventurei pelo universo de As Crônicas Lunares, mas fiquei sabendo desse spin-off. A capa é bem assustadora... o.o'
    Pretendo ler a série, todos falam muito bem dela, e fico contente que tenha uma história que fale da vilã. Eu acho válido saber sempre o outro lado da moeda, mesmo que não se possa aplicar o ditado "os fins justificam os meios".
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Confesso que fiquei só um tantinho perdida na resenha por ser um spin off de uma série que só ouço falar só por nome,mas que nunca tive o interesse de ler,mas quem sabe um dia eu não leia?!

    ResponderExcluir
  4. A série nunca me chamou muito a atenção, embora eu ache estas capas maravilhosas. Vou ler as outras resenhas pra me inteirar melhor da trama.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia o livro e não curto muito o gênero, mas confesso que me pareceu ser uma história bastante intrigante. Fiquei curiosa quanto a Levana e adorei saber que a autora cria várias perspectiva, isso deve prender ainda mais o leitor. Amei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Ainda não li nenhum livro da série, mas pretendo fazer isso em algum momento.
    Gosto desse tipo de vilão, que odiamos, mas entendemos os motivos por trás das ações dele. Sem contar que parece que a Levana tem o potencial de causar admiração pelas proezas que consegue, mesmo sendo voltada para o mal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar, mas nunca li algum livro da série Crônicas Lunares. Tenho interesse em ler, porém tenho outras leituras na frente, se é que você me entende. Gostei do fato da autora contar a história de uma das vilãs ou da vilã principal, só isso que não intendi bem. Mas gostei disso rs Bexitus, assim que puder quero ler essa série!

    ResponderExcluir
  8. Olá !!

    Eu só conhecia Cinder, mas não sabia que tratava de uma série. Eu geralmente tenho um apresso pelo vilão, quando o personagem é bem construído fica impossível não pensar nele com cuidado, digo cuidado, pois para alguns carinho é uma palavra forte, é aquela ideia " eu amo odiar.". Vou dar uma olhadinha nas resenhas anteriores e quem sabe eu começo esse leitura. Gostei muito da sua resenha.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Oie!!
    Eu estou muito curiosa para ler essa serie. Curto muito as historias que sao baseadas nos contos de fadas que é o que me parece ser essa coleção, não?
    Não sabia da existencia desse livro, mas com certeza ele vai para a lista.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu nunca li nenhum livro dessa série, mas é algo que eu morro de vontade pois as capas são maravilhosas e as resenhas sempre falam muito bem de todos os livros.
    Achei muito interessante a proposta desse conto, pois quase nenhuma série conta a historia dos vilões, e mostrar seu passado e seu lado da história deve ser realmente muito bom de ler

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre! Fê ♥

© Fernanda Prates - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design
imagem-logo